meta de reciclagem

Como o tratamento de resíduos influencia na meta de reciclagem?

O tratamento de resíduos agrega à meta de reciclagem. Isso acontece pois, em razão da pressão regulatória, o mercado tem valorizado muito as companhias que se mostram mais eficientes do ponto de vista ambiental. Sendo assim, as empresas estão ambicionando para si, metas cada vez mais agressivas quando o assunto é reciclagem. Muitos resíduos que ficam de fora da meta podem ser incluídos caso sejam tratados previamente. Eles, posteriormente, serão enviados até a destinação final. Conheça!

Como define-se a meta de reciclagem de uma empresa?

Sem dúvidas, toda empresa ativa gera resíduos. A reciclagem é um posicionamento de cada gestor, antes de ser uma decisão de mercado. Uma vez que sua atividade gera, de uma forma ou de outra, algum impacto ambiental. A meta de reciclagem nas empresas maiores geralmente é definida por setor, já que há itens com tratamento obrigatório e outros que apresentam bastante valor agregado. Nos empreendimentos menores, a meta de reciclagem é feita de forma mais arbitrária. Ela é realizada de acordo com a capacidade dos gestores em encontrar soluções efetivas para os resíduos produzidos.

Uma forma interessante de se definir a meta de reciclagem da empresa é através dos benchmarks. Dessa forma, é possível utilizar resultados e números já obtidos por outras empresas como padrões. A partir daí é só subir a meta cada vez mais, tendo como alvo a eficiência total. Para obter um benchmark, procure os números de reciclagem de empresas que atuem no mesmo setor que a sua.

Por que é importante que a empresa tenha uma meta de reciclagem?

A maior parte das empresas pode ter seu programa de sustentabilidade ambiental reduzido a três fatores. Eficiência energética, baixa emissão de poluentes e reciclagem dos resíduos produzidos. Quem controla estes fatores está no caminho certo para um programa de sustentabilidade de altamente qualificado.

A meta de reciclagem é, portanto, o fator de gestão que permite que a empresa realize a mensuração de sua eficiência em relação à produção e destinação adequada dos resíduos. Sem uma meta de reciclagem, o desempenho da empresa neste quesito ficará à mercê da percepção individual dos gestores. Dessa forma, com certeza o desempenho será baixo.

Qual atribuição legal para as metas de reciclagem das empresas?

De acordo com a legislação brasileira, alguns produtos não podem ser descartados ou enviados a aterros. Sendo assim, sua meta de reciclagem acaba sendo de 100% para as empresas. Um exemplo é o caso dos pneus, as indústrias deste tipo de produto precisam praticar a logística reversa, reinserindo o material na cadeia produtiva. Também é o caso das baterias, que não podem ser descartadas ou enviadas a aterros sanitários. Não existe uma meta de reciclagem legal para as empresas. Entretanto, alguns produtos acabam exigindo a meta de 100%. Em alguns casos, por terem elevado valor de mercado exigem altas metas de reciclagem. Esse é o caso, por exemplo, dos metais, que são enviados a indústrias para reinserção na cadeia produtiva.

Em que o tratamento de resíduos agrega à meta de reciclagem?

As metas de reciclagem são mais facilmente alcançadas quando há o tratamento de resíduos na empresa. Neste sentido, o tratamento de resíduos agrega à meta de reciclagem quando ele permite que menos materiais sejam descartados dentro do mesmo processo.  Um tipo de tratamento que agrega bastante valor à meta de reciclagem é a separação e identificação dos resíduos.

Quando a empresa separa corretamente, identifica e trata de forma superficial seus resíduos, ela viabiliza seu acúmulo e venda para organizações recicladoras.

Já as organizações que não separam os materiais, depreciam seu valor de mercado e em muitos dos casos, inviabilizam a reciclagem, já que o contato com gorduras e matéria orgânica acaba levando ao descarte no lixo comum.

Inline
Please enter easy facebook like box shortcode from settings > Easy Fcebook Likebox
Inline
Please enter easy facebook like box shortcode from settings > Easy Fcebook Likebox