autuações ambientais

Para onde vai o lixo?

Nem todo mundo sabe onde é descartado todo o lixo produzido nas cidades. Neste artigo, vamos responder perguntas como “para onde vai o lixo depois que a coleta é feita?” e “o que é destinação final de resíduos?”.

Com o exorbitante crescimento da população brasileira nas últimas décadas, principalmente nos grandes centros urbanos, a destinação final de resíduos se tornou um grande problema ambiental e de saúde pública. Nosso país produz, aproximadamente, 500 toneladas de lixo por dia. E essa produção exorbitante de resíduos se deve a alguns fatores:

São eles:

  • Crescimento do poder aquisitivo;
  • Maior consumo de produtos industrializados;
  • Falta de educação ambiental.

Outro grande problema enfrentado atualmente, é que, em sua maior parte, a destinação final dos resíduos é feita em aterros sanitários. Após evitar o desperdício e praticar a reutilização dos materiais, o destino de muitos dos resíduos sólidos urbanos, também conhecidos como lixo comum, deveria ser a reciclagem. Infelizmente a sociedade brasileira ainda tem muito o que aprender sobre valorizar essa prática.

A compostagem, por exemplo, pode ser uma alternativa para materiais orgânicos. Ela é um processo biológico de decomposição da matéria orgânica contida em restos de origem vegetal e animal. Esse processo tem como resultado final um produto que pode ser aplicado ao solo para melhorar suas características, isso sem causar riscos ao meio ambiente. Para alguns, elas pode ser chamada de reciclagem natural.

São poucas as prefeituras que desenvolvem soluções ecologicamente corretas para a destinação final de resíduos. Poucas são as prefeituras em nosso país que desenvolvem soluções ecologicamente corretas para a destinação final de resíduos . O lixo é subdividido em tipos de acordo com sua natureza física, composição e riscos oferecidos.

Os resíduos biológicos, hospitalares, químicos devem ser tratados primeiro, antes do descarte final. Para dar a destinação final certa à esses resíduos, é feito primeiramente o processo de incineração.

Este sistema é mais usado nos casos de lixo hospitalar ou que possuem algum tipo de contaminação perigosa. É realizado em incineradores apropriados, mantendo toda segurança possível.

Inline
Please enter easy facebook like box shortcode from settings > Easy Fcebook Likebox
Inline
Please enter easy facebook like box shortcode from settings > Easy Fcebook Likebox