empresa verde

Empresa verde: faz bem para o meu negócio?

É legal ter o conceito de sustentabilidade atrelado à sua marca? Essa é uma das muitas questões a serem colocadas na balança. Acompanhe este artigo para saber mais sobre empresa verde

As empresas precisam entender que a sustentabilidade é muito maior do que um selo de empresa verde. Este conceito precisa fazer parte dos processos e dos valores da organização. Caso o princípio não seja realizado com consistente, não será valorizado e nem aceito pelo mercado e pelos seus colaboradores. Entretanto, ser uma empresa verde não é envolver-se simplesmente com a divulgação de uma bandeira. Mas, além disso, assimilar o conceito nos processos, atividades e na realidade do dia a dia da companhia.

Mas de que maneira a sustentabilidade pode tornar a sua empresa mais rentável?

Essa é uma questão que deve ser pensada e planejada para que a busca pelo selo verde não seja um tendência sem finalidade e relevância para o seu negócio.

O Marketing Verde vale a pena?

Também conhecido como ecomarketing, esta estratégia tem sido muito utilizada no mercado. Ela se trata de uma proposta de promoção do negócio, através da divulgação de ações das empresas de forma ambientalmente correta. O principal propósito é mostrar que a empresa possui consciência ecológica e trabalha por isso. Essa prática tem se espalhado pelas corporações, uma vez que a preservação do meio ambiente é uma questão aflorada em diversos âmbitos da sociedade.

Marcas que lucram com o selo verde

Muitas corporações tem feito uso do marketing verde como uma forma de proposta da empresa. Uma brasileira que se destaca nesse meio é a Natura. O ecologicamente correto está presente em todos os processos da marca, desde as embalagens até nos valores difundidos pela mesma. A estratégica já garantiu milhões na conta da empresa e a fez crescer muitos nos últimos anos.

Outra organização que conta com uma imagem sustentável é o supermercado Pão de Açúcar. A rede de mercados criou o projeto Caras do Brasil, que consiste em colocar produtos de pequenos agricultores à disposição dos consumidores. Ela não é tão ativa quanto a Natura, porém, o grupo traça algumas estratégias em torno no marketing verde.

Existem diversas outras empresas que fazem ações pontuais, como é o caso da Adidas e da Melissa que lançaram, recentemente, produtos com materiais sustentáveis. Enquanto a Adidas conseguiu elaborar o primeiro par feito com Biosteel, a Melissa produziu produtos a partir de matéria prima vegana.

Imagem positiva da marca

Associar a sua empresa a práticas sustentáveis valorizam a imagem diante do mercado. Isso acontece pois tanto as organizações quanto a sociedade consideram favorável e positiva o cuidado e a preservação do meio ambiente.

Cumprimento das leis ambientais

Seguir as exigências legais, não é uma escolha, mas uma obrigação de qualquer empresa que deseja operar longe de sanções ambientais ou multas. Os regulamentos têm se tornado cada vez mais rigorosos devido as mudanças nos acordos mundiais. Como tratados de responsabilidades dos países na redução da poluição e emissão de gases na atmosfera. O que influi diretamente nas indústrias. Dessa forma, ser uma empresa sustentável, em diversos casos, pode ser uma ação de sobrevivência do negócio.

Aceitação do mercado

Outro ponto importante em ser uma empresa sustentável é que grandes organizações muitas vezes não firmam acordos comerciais com empresas que apresentam problemas ou escândalos envolvendo acidentes ambientais. Dessa forma,  para evitar estar atrelada a uma marca com a imagem manchada, muitas companhias solicitam comprovações de que a empresa possui práticas ambientais como certificações no sistema de gestão ambiental. Um selo que é muito exigido é a ISO 14001.

Envolva sua equipe

Como informado no início deste artigo é importante que os conceitos de empresa verde estejam presentes nos valores da sua organização. Então, a diretoria deve envolver-se, já que é a parte fundamental para o todo da empresa. Os colaboradores, por sua vez, existem algumas ações simples que podem auxiliar no envolvimento da equipe e na divulgação da nova visão da empresa. Abaixo citamos algumas ideias.

  • Promova reuniões e palestras de conscientização dos colaboradores;
  • Afixe materiais educativos pela empresa;
  • Utilize ações internas de preservação do meio ambiente, como lixeiras seletivas, uso de materiais recicláveis, como por exemplo para impressões ou cópias;
  • Evite uso de copos descartáveis, entre outras ações;

Promova a destinação correta dos resíduos

É essencial que a sustentabilidade faça parte das ações da sua empresa. Portanto os resíduos que são gerados precisam ser destinados de forma correta ou até mesmo reutilizados. Existem organizações que atuam neste universo para auxiliar as empresas quanto a destinação correta.

Seja parceira de empresas sustentáveis

Procure parceiros e prestadores de serviços que possuem responsabilidade ambiental, já que sua marca pode estar atrelada a imagem dela.

Inline
Please enter easy facebook like box shortcode from settings > Easy Fcebook Likebox
Inline
Please enter easy facebook like box shortcode from settings > Easy Fcebook Likebox